Prefeito Marco retorna de Brasília satisfeito com encontros - 05/04/2017

Legenda: Prefeito Marco Eckert esteve em Brasília por quatro dias em busca de apoio aos projetos de Salvador do Sul

O prefeito de Salvador do Sul, Marco Aurélio Eckert, retornou satisfeito de Brasília, na última sexta-feira, 31 de março. Saúde, cultura, agricultura, educação e desenvolvimento estiveram na pauta do gestor, que esteve em contato com diversos ministérios e parlamentares na capital federal.

O prefeito viajou no dia 28 de março e durante os quatro dias esteve nos gabinetes dos ministros do Desenvolvimento Social e Agrário, dos Esportes, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, entre outros. Dentre as solicitações, o prefeito reforçou sobre a liberação de recursos para desenvolvimento de projetos agrícolas em Salvador do Sul, sobretudo nos investimentos na piscicultura. "Pedimos a liberação de um retroescavadeira e patrulha agrícola, favorecendo assim os serviços para o setor da agricultura, tão importante para o desenvolvimento do município", ressaltou Marco.

Acompanhado do assessor direto do Ministro Osmar Terra, Protásio Malacarne, o prefeito Marco teve acesso aos ministérios através de agendamento direto da equipe do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário. Essa facilidade garantiu uma conversa mais próxima nas pastas, garantindo até mesmo a inclusão de Salvador do Sul no novo projeto desenvolvido pelo Governo Temer de loteamento residencial popular. "Esse acesso facilitado que obtivemos nos garante conhecer melhor as novidades, novos projetos que estão acontecendo em Brasília e que estão à disposição dos municípios", explicou o prefeito.

Além da possibilidade de um novo loteamento popular para o município, Marco registrou no Ministério das Cidades a implantação da ciclovia, que dará acesso do centro até o bairro Linha do Meio. Nos Esportes, o prefeito pediu agilidade na liberação da verba para a quadra coberta da Escola São Salvador. Também, foi solicitado apoio para a reforma do Ginásio Poliesportivo de Salvador do Sul.

No Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, foi registrada a busca de apoio para a realização de recapeamentos nas estradas do interior. Assim como no Turismo, com apoio do prefeito Fernando Schrammel, de Maratá, que também esteve com Marco em Brasília, foi solicitada novamente a inclusão do município na Transcitrus. "Schrammel está nos apoiando e estamos confiantes da adesão de Salvador do Sul", disse o gestor salvadorense.

Para a educação, graças a presença do prefeito Marco em Brasília foi retomada a tentativa de liberação da verba para a construção da escola Santo Inácio de Loyola. A emenda, que está trancada desde 2014, tinha uma diligência e o prazo era dia 1º de abril. O prefeito solicitou então novo prazo para que possam responder as adequações solicitadas, e assim poder ter a verba liberada. Já na Cultura, o prefeito registrou o município nos projetos para destinação de recursos para realização de promoções no município.

Em sua segunda viagem a Brasília, o prefeito Marco diz estar muito satisfeito com os resultados, principalmente pelo apoio que tem na capital federal, uma vez que a assessoria pessoal do ministro Osmar Terra está engajada em dar os caminhos para o município, informando os projetos e na sintonia com os demais ministérios. "Com esse apoio temos uma diminuição nos obstáculos para se chegar ao caminho onde nosso município se encaixa. Diretamente com o assessor, que nos encaminha e nos ajuda, com esse atendimento especial, várias ideias e andamentos são garantidos para nosso município", explica Marco.

O prefeito lembra ainda que, ao contrário de contratar empresas que prestem essa assessoria, ele e sua equipe estão engajados na busca de projetos e apoio dos mesmos para a viabilização no município. "Não é a mesma coisa um representante de Salvador do Sul ir a Brasília e o próprio prefeito ou equipe estar lá. Nós queremos trabalhar incansavelmente por Salvador e vamos buscar isso com quem pode nos ajudar. Só com a informação de que perderíamos um recurso para a educação e que lá pudemos resolver prontamente, ampliando o prazo, já ganhamos a viagem", explicou.

Eckert esteve também com o secretário estadual da Fazenda, Giovani Feltes, PMDB, e os deputados Jones Martins, PMDB, Maria do Rosário, PT, Afonso Motta, PDT, Pompeo de Mattos, PDT, Heitor Schuch, PSB, Deonilso Marcon, PT e Jerônimo Goergen, PP.

Desenvolvido por Stratton Soluções Públicas 2017 - 2022 ® Todos os Direitos Reservados