4º Festival Literário e 13ª Feira do Livro Escolar será em agosto - 03/08/2022

4º Festival Literário e 13ª Feira do Livro Escolar será em agosto

Está de volta a feira do livro e festival literário de Salvador do Sul. A prefeitura municipal, através da Secretaria da Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer organiza o evento que tem como tema "Conta/canta pra mim?", uma vez que durante o evento ocorre uma etapa do concurso de talentos musicais Canta Salvador, em parceria com a Associação dos Amigos da Oficina Municipal de Artes.

O 4º Festival Literário e 13ª Feira do Livro Escolar será realizado nos dias 12 e 13 de agosto, na Sociedade União Salvadorense, cuja patrona será Pronila Krug, professora e escritora que trabalha com publicações escritas no dialeto Hunsrick, com a tradução para o português. Natural de Lindolfo Collor, a professora aposentada de 75 anos teve carreira na pedagogia em Ivoti e é ativa nos trabalhos sociais na comunidade.

Durante os dois dias haverá ainda comercialização de livros, presença de personagens infantis para interação com as crianças, como princesas, super heróis e palhaços, pintura facial, contação de histórias, conversa e autógrafo com a patrona e espetáculo teatral.

Em parceria com o SESC/RS, unidade operacional de Montenegro, na sexta-feira, 12 de agosto, às 8h15 e às 14h15 será aberto ao público o espetáculo Macbeth e o Reino Sombrio, do Coletivo Órbita, uma adaptação da obra de William Shakespeare. Na sinopse, os generais de guerra Macbeth e Banquo voltam triunfantes de uma batalha contra a Noruega. Passando por um pântano, se deparam com três bruxas que lhes apresentam algumas previsões sobre o futuro dos dois: Macbeth será o Barão de Cawdor e futuramente Rei e Flaêncio, filho de Banquo, também será Rei.

O texto foi adaptado no intuito de aproximá-lo da linguagem popular, entretanto, é preservada a sequencia e poética original das cenas escritas pelo dramaturgo inglês. O espetáculo tem diversos prêmios, destacando-se o melhor pelo prêmio Tibicuera, maior reconhecimento do teatro no RS. "A leitura nos fortalece, nos dignifica. A cultura nos traz exercício de pensamento e valores. Realizar a feira é oportunizar para nossa comunidade esse encontro tão importante para todos", destaca a secretária da pasta, Valéria Tânia Camillo Haupt.

Confira a programação completa

12 de agosto, sexta-feira

7h30 - Recepção

7h45 - Conversa com patrono: Pronila Krug