Curso de turismo rural é concluído dos empreendimentos do Caminho das Velhas Colônias - 08/09/2021

As secretarias municipais do turismo dos cinco municípios que compõe o roteiro Caminho das Velhas Colônias (Salvador do Sul, São Pedro da Serra, Barão, Brochier e Maratá) em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores de Salvador do Sul, a Emater/ASCAR/RS e o Serviço Nacional Rural (Senar) ofertaram desde 2018 cursos para especialização dos empreendedores da área de turismo rural gratuitamente. Ele transcorreu conforme cronograma até 2019, mas em 2020 sofreu uma parada em virtude da pandemia.

Faltando apenas a consolidação das atividades teóricas, nos dias 02 e 03 de setembro, sob a supervisão da professora Claudiana y Castro, empreendedores, guias de turismo e os secretários municipais realizaram visitas às propriedades rurais para avaliar o desempenho das atividades após a conclusão do curso.

Os participantes visitaram a propriedade de Angela Brackmann e Wile Wentz, em Brochier, a cascata do Maratá, em Maratá, empreendimento de Ione Cornélius e o sítio de Mariche Heinzmann, em São Pedro da Serra, as antigas casas de Nelly Gauger, Carmen Aparecida e Mirian Mósena, do município de Barão e o restaurante Grand Buffet, em Salvador do Sul.

No fim das visitas, fizeram uma avaliação sobre as melhorias ainda necessárias com a presença do supervisor do Senar, Nilson Finger. O Programa Turismo Rural contou com módulos voltados para gestão de negócios, ampliando o olhar sobre a propriedade rural e fornecer ferramentas para identificar e implantar negócios de turismo, de acordo com os recursos encontrados no meio, aliados às habilidades e vocações do município. "Ficamos muito emocionados com os resultados e tudo que coloquei em prática foi graças ao curso, que me abriu os horizontes", disse, emocionada, Ione Cornélius, uma das participantes.

Desenvolvido por Stratton Soluções Públicas 2017 - 2021 ® Todos os Direitos Reservados