Comitivas de dois municípios visitam Salvador do Sul para conhecer entreposto do pescado - 29/07/2021

Mais de 100 feiras do peixe vivo realizadas. Seis centenas de açudes no território salvadorense. Comercialização de toneladas de peixes nas sextas-feiras Santas. Uma história de crescimento na piscicultura que culminou na viabilização do entreposto do pescado, espaço que permitirá o processamento do peixe e maior valor agregado ao produto. Essa trajetória ascendente da piscicultura em Salvador do Sul chamou a atenção de dois municípios da região, Fazenda Vila Nova e Paverama, que estiveram no município na última semana com comitivas compostas por autoridades e agricultores. A intenção: conhecer o procedimento e implantar o mesmo sistema em suas cidades.

O prefeito de Salvador do Sul, Marco Aurélio Eckert, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Roberto Beschorner, o presidente da ASPISSUL, André Schneider e demais integrantes da equipe da secretaria receberam as comitivas na sede do entreposto do pescado, que fica junto do ginásio municipal e responderam as principais perguntas. A vereadora de Paverama, Michele Vargas, MDB, foi a incentivadora no município para que a visita ocorresse e veio acompanhada da representante do Ministério da Agricultura, Renata Bertolini, do vice-prefeito de Paverama, João Edson de Moraes e representantes do sindicato de trabalhadores rurais e de agricultores interessados no projeto. "Mesmo sendo profissional da área da saúde, como vereadora tive o conhecimento dessa demanda no nosso município e busquei viabilizar essa visita que tem sido muito enriquecedora", explicou.

O prefeito de Fazenda Vila Nova, Amarildo Luis da Silva, destacou a caminhada já presente na piscicultura no município, com a grande produção de tilápia, e a necessidade de se conhecer bons exemplos, como o visto em Salvador do Sul. "Somos um município rico em água e queremos buscar bons exemplos para ampliar em nosso município essa produção e sabemos da excelente técnica e visão de Salvador do Sul na piscicultura", afirmou. Já Renata Bertolini, médica veterinária, reforçou a caminhada promissora futura da piscicultura no Estado. "Estamos trabalhando no fomento e tentar a regulamentação da piscicultura e outras cadeias, incentivando e auxiliando na instalação de uma comissão especial na assembleia legislativa para dar mais atenção ao ramo, que tem muito potencial", explicou.

O prefeito agradeceu a visita e destacou que o trabalho acontece a várias mãos. "São anos de investimento e que não iremos parar. O entreposto é mais um passo para o fortalecimento do setor em Salvador do Sul e em consequência em toda a região", explicou.

Desenvolvido por Stratton Soluções Públicas 2017 - 2021 ® Todos os Direitos Reservados