Centenas de pessoas se dedicam ao projeto Arborizando - 07/06/2017

Legenda: Universitários, lideranças dos bairros e todas as equipes da prefeitura municipal ajudaram no plantio das mudas

O pontapé inicial do projeto coordenado pela Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente ocorreu no último sábado e teve adesão acima das expectativas

Eram 7 horas e 30 minutos do sábado, 03 de junho, e o pátio dos fundos do Centro Administrativo de Salvador do Sul estava lotado de pessoas com enxadas e demais ferramentas em punho. Os presentes, onde a grande maioria eram de estudantes universitários do município, mas também com a presença de lideranças comunitárias e comunidade em geral eram de simpatizantes ao projeto Arborizando - É Tempo de Plantar, coordenado pela Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente com apoio da Administração Municipal. Todos prontos para encarar a jornada de um dia inteiro plantando diferentes mudas de árvores nos sete bairros do município e no centro. "Ficamos emocionados com a presença muito além das expectativas", declarou Gledes Forneck, secretária da pasta.

Antes de ir a campo, a equipe Habitat, contratada do departamento do meio ambiente da prefeitura, através da bióloga Laís Viel e da Emater, através do engenheiro agrônomo Leandro Marques e da extensionista Teresinha Stein, informaram os presentes sobre os procedimentos para o plantio das mudas e a importância de seguir as informações técnicas. O prefeito Marco Aurélio Eckert agradeceu a presença de todos e ressaltou a relevância do projeto. "Será algo que no futuro vamos ver o resultado e poderemos contar às próximas gerações que nós ajudamos a transformar nossa cidade", disse Marco, que ajudou no plantio em diferentes bairros durante todo o dia, assim como o vice-prefeito Leo Haas, vereadores Cristian Eugênio Muxfeldt, Rosemar Orth, Romeu Recktenwaldt, Délcio Scherer, Irineu Muller e Aécio Sozo, dentre outras autoridades.

Após divisão das equipes por bairros, todos se encaminharam e foram recebidos com empolgação pela população. Conforme a secretária Gledes, que acompanhou o plantio em todos os bairros junto da sua equipe, foi contemplada no primeiro dia de realização 80 por cento da cidade. "Impressionante como avançamos nessa primeira intervenção. Todos trabalharam unidos e o plantio das mudas foi muito bem. Agora o programa seguirá em novas oportunidades, seguindo na cidade e após com a ampliação para a área rural", explica a secretária. Os locais a serem atendidos na segunda etapa serão os parques e praças da cidade, além do bairro Esperança.

O presidente de uma das associações de universitários do município, a UNIASS, Diego Heckler, foi um dos participantes mais engajados no sábado, e apesar da participação dos estudantes ter sido inicialmente em contrapartida ao auxílio transporte que os mesmos recebem da prefeitura municipal por semestre, Heckler diz que muitos se identificaram com o programa. "A grande maioria vestiu a camisa e se dedicou. Muitos alunos colocaram a mão na massa não pelo retorno financeiro, mas sim por ser um projeto com um retorno positivo para o amanhã. Um projeto com essa visão foi primordial para a grande colaboração dos alunos", resumiu Diego.

O mesmo sente a secretária, que se disse emocionada com a vibração dos alunos e do povo salvadorense no sábado. "O retorno dos alunos e da população em geral, muitos mandando mensagens, ligando e elogiando o programa mostra o quão positivo foi o projeto e como nossa cidade abraçou a iniciativa. É muito importante que as pessoas se apropriem do Arborizando, e isso já aconteceu", declarou Gledes.

Durante a semana houve intensa divulgação do Arborizando, com presença do prefeito Marco e da secretária Gledes nas escolas municipais e estaduais do centro.

Nota de repúdio: Após denúncia através de um aplicativo de celular foi averiguado no domingo, 04 de junho, um dia após o plantio, que sete mudas foram retiradas de um terreno e descartadas. A Administração Municipal repudia a ação que vai contra o projeto de benefício ao meio ambiente e que teve apoio da população, bem como adesão de entidades e demais parceiros, como a Câmara Municipal de Vereadores. Na manhã da segunda-feira, 05 de junho, a secretária municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Gledes Forneck, registrou boletim de ocorrência na Delegacia Municipal pelo crime ambiental, do artigo 49 da Lei 9605/98. As mudas foram retiradas na Rua Hugo Specht, centro de Salvador do Sul. A polícia civil abrirá inquérito para investigação.

Desenvolvido por Stratton Soluções Públicas 2017 - 2022 ® Todos os Direitos Reservados