O museu como um instrumento de reflexão social - 25/06/2020

Legenda: Museu começa a ganhar vida em Salvador do Sul - Crédito: Cathierine Hoffmann

O museu como um instrumento de reflexão social

Vários filósofos já fizeram referências ao aprendizado com o passado. "Pensar o passado para compreender o presente e idealizar o futuro", disse o grego Heródoto, considerado o pai da história, que viveu no século V antes de Cristo. E que relação importante tem uma comunidade com a presença de um museu que conta a sua história. É nessa vertente que está se desenvolvendo o acervo do Museu Municipal Alfredo Müller, de Salvador do Sul. Localizado junto ao Parque Municipal Affonso Christóvão Wallauer, o museu está localizado na antiga estação de trem salvadorense, restaurado através de Lei de Incentivo à Cultura, com investimento de R$ 237.112,65, parceria da prefeitura e Grupo Solar.

Concluída a obra de restauro, a prefeitura municipal através da Secretaria da Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer se concentra na triagem e inventário dos objetos já expostos no local, todas doações da população salvadorense. "São cédulas antigas, quadros, objetos de trabalho dos tempos do trem. Depois pensaremos a exposição futura aqui do espaço, assim que o processo inicial do inventário estiver concluída", destacou a museóloga Raquel Brambilla, que possui formação no Centro Universitário Barriga Verde, de Orleans/SC, bacharel em História pela Fundação Universidade Regional de Blumenau e pós-graduada em História do Brasil pela Universidade Dom Bosco. Ela atuou também na Fundação Cultural de Blumenau, respondendo pelos museus da instituição. Atualmente é museóloga e coordenadora do Museu dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul na cidade de Caxias do Sul e presta assessoria na área para o município de Feliz.

O prefeito municipal, Marco Aurélio Eckert, visitou o museu na última sexta-feira, 19, e conversou com a museóloga sobre a importância do espaço no município. "Cada vez mais, o museu reafirma-se na contemporaneidade. Ele vem para uma melhor compreensão do passado, a complexidade do mundo e a cultura de uma comunidade", destacou o prefeito, que estava acompanhado do vice Leo Haas e da assessora Elaide Petry Loff. O trabalho de triagem conta com apoio da servidora pública Ana Cláudia Orth e da estagiária Tifany Seewald.

Desenvolvido por Stratton Soluções Públicas 2017 - 2020 ® Todos os Direitos Reservados