Semana Farroupilha terá ações de cidadania - 13/09/2018

Legenda: Chegada da chama crioula deu início à programação da Semana Farroupilha em Salvador do Sul

Prefeitura apoia programação farroupilha do CTG Querência da Serra e agrega programação com atividades sociais

Em parceria com o CTG Querência da Serra, a prefeitura de Salvador do Sul realizará durante a Semana Farroupilha diversas ações culturais, sociais e de cidadania. A proposta é envolver a comunidade nas atividades nativistas e proporcionar ainda a consciência cidadã em diversos temas, como meio ambiente, educação e cultura.

No último domingo, 09 de setembro, na abertura das atividades, o prefeito Marco Eckert recepcionou os cavalarianos de Salvador do Sul que estiveram em Taquari para buscar uma centelha da chama crioula, que teve sua expansão no município após membros da 15ª Região Tradicionalista buscar a chama no município de Iraí. Os cavalarianos do CTG Querência da Serra e do piquete Nilson Pedro Vier percorreram 74 quilômetros até Salvador do Sul e foram parabenizados pelo prefeito Marco. "Nós ficamos agradecidos pela bravura e coragem dos cavalarianos do nosso município que fizeram esse percurso e parabenizamos o patrão Odair e o CTG pela excelente programação para as comemorações farroupilhas", disse.

As atividades sociais e educacionais propostas pela Administração Municipal para agregar à programação da Semana Farroupilha começam no dia 19 de setembro, com a chegada do Caminhão do SESC/RS ao Parque Affonso Christóvão Wallauer. Neste dia, os alunos das escolas do município assistirão à peça teatral sobre um dos personagens mais famosos do Rio Grande do Sul, o Negrinho do Pastoreio. No mesmo dia, a cargo da Associação dos Amigos da Oficina Municipal de Artes haverá o fandango no CTG, com janta por R$ 25 e animação do grupo Alma do Pampa. Os ingressos estão à venda na Casa de Cultura Irmão Vicente Slany.

No feriado do dia 20, no Caminhão do SESC haverá a apresentação do espetáculo Contos da Floresta. E com apoio do Grupo dos Bombeiros Voluntários, venda do tradicional Buffet de Cachorro-Quente após o desfile farroupilha na Avenida Duque de Caxias. No dia 21, a partir das 14 horas, recolhimento de eletrônicos e de azeite de cozinha usado no pavilhão aberto, além de uma mostra do já muito conhecido e elogiado projeto Arborizando.

Confira a programação completa abaixo, e participe:

13/09 - Abertura da Semana Farroupilha a partir das 19h30 com mateada, tertúlia e jantar por R$ 15

14/09 - Último ensaio do curso de danças salão (Módulo básico e avançado);

15/09 - Fandango Farroupilha, às 20h, com jantar e formatura. Animação Grupo Tranco do Sul por R$ 35 (sócio do CTG R$ 30);

16/09 - Missa Crioula às 18h celebrada pelo Padre Pedro Ritter e animada pelo Vandré e Silvio, seguido de jantar

17/09 - Visita das Escolas ao CTG, turnos manhã, tarde e noite

18/09 - Visita das Escolas ao CTG, manhã e tarde;

19/09 - Espetáculo «Negrinho do Pastoreio» com Grupo Fantomania - SESC/RS

19/09 - Fandango da OMA com Alma do Pampa

20/09 - Espetáculo Contos da Floresta, com Grupo Fantomania

20/09 - Costelão às 12h

20/09 - Desfile Farroupilha na Avenida Duque de Caxias e após a extração da chama Crioula;

20/09 - Apresentação das invernadas no pavilhão aberto

20/09 - Buffet de Cachorro-Quente dos Bombeiros Voluntários

21/09 - Recolhimento de eletrônicos e óleo de cozinha (Ecoponto)

Mostra do Arborizando