Município de Salvador do Sul - RS

Comitiva de Salvador do Sul visita a Apae de Feliz - 10/08/2018
Crédito: Crédito imagem: Cathierine Hoffmann/ASCOM Prefeitura de Salvador do Sul

Legenda: Equipe salvadorense visitou a Apae de Feliz para buscar informações de instalação da entidade no município

Uma comitiva salvadorense composta pela Secretária da Saúde e primeira-dama, Márcia Ebbing Eckert, vereador Romeu Recktenwaldt, servidoras públicas Elisabetha Klein, Tânia Haupt e Daniela Fagundes Correa esteve no município de Feliz na última sexta-feira, 03 de agosto, para conhecer as instalações e atividades realizadas na Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae). Recepcionados pelo presidente da entidade, Fernando Canal e equipe administrativa, a comitiva conheceu a história do espaço, os passos para viabilização das atividades e como burocraticamente uma Apae funciona. "Nossa proposta é viabilizar a entidade em Salvador do Sul para atender as famílias que buscam esse atendimento. Atualmente temos convênio com a Apae de Barão, mas o sonho de trazer ao nosso município é real", destaca a secretária da saúde. Atualmente o município conta com 19 alunos matriculados na Apae de Barão, mas acredita-se que tendo a sede no município esse número poderia ser bem maior.

A Apae de Feliz, fundada em 29 de maio de 1989, atende crianças e adolescentes com necessidades especiais disponibilizando consultas mensais com médico neurologista, consultas mensais com médico psiquiatra, acolhimentos e assessoramentos semanais de Assistência Social a 27 crianças, adolescentes e seus familiares, sessões semanais com fonoaudiologia, sessões semanais de dois grupos com oito pais com a psicóloga, sessões com psicopedagoga, sessões com Fisioterapeuta e atendimentos em escola de Educação Especial, perfazendo 200 dias letivos com 800 horas aulas. "Já temos uma trajetória de quase 30 anos, por isso temos uma estrutura maior. Mas esse é um trabalho contínuo e que deve ser abraçado pela comunidade. Estamos todo o tempo organizando atividades para arrecadar fundos, além do recurso recebido pelo município. Mas como incentivo, é possível começar aos poucos em Salvador do Sul, basta uma equipe que ame o que faça assim como nós amamos isso aqui em Feliz", disse o presidente Canal.

O vereador Romeu afirmou que voltou animado da visita e que com o apoio da prefeitura de Salvador do Sul a Apae possivelmente se tornará realidade em breve. "Temos uma equipe muito interessada, com o apoio do prefeito Marco, então acreditamos que será possível termos a entidade no município em breve", disse o parlamentar.

Desenvolvido por Stratton Soluções Públicas 2017 - 2018 ® Todos os Direitos Reservados