60 jovens entram no mercado de trabalho através de iniciativas da Administração Municipal e parceria - 11/07/2018

Legenda: Assinatura do termo de cooperação da prefeitura com o Senai e a Naturovos

Com o objetivo de incentivar e facilitar o ingresso do jovem no mercado de trabalho, a Administração Municipal de Salvador do Sul desde o início do ano tem realizado parcerias com entidades para viabilizar essa oportunidade. Em abril foi formalizada a parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee/RS), que viabilizou a contratação até o momento de 16 estagiários dos níveis médio e superior atuando em diferentes setores da prefeitura de Salvador do Sul. Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC/RS) e o Grupo Solar, 20 estudantes do ensino médio realizam o curso de aprendizagem comercial desde abril e se estende até maio de 2019, e tem colocação em diferentes áreas comerciais da empresa.

E na última quinta-feira, 05 de julho, o prefeito Marco Eckert, vice-prefeito e secretário da Indústria, Comércio e Habitação, Leo Haas, diretor da Naturovos, João Carlos Muller e o gerente de operações do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Montenegro, Clóvis Leopoldo Reichert assinaram um termo de cooperação para disponibilização de mais um curso de formação profissional para o jovem Aprendiz no município.

O curso de assistente administrativo contará com 800 horas na modalidade aprendizagem industrial e tem 24 alunos matriculados. As aulas são realizadas de terça a sexta, no período da manhã, numa sala totalmente equipada disponibilizada pela prefeitura na escola municipal Santo Inácio de Loyola. Os jovens receberam material didático e terão, além das aulas teóricas, as atividades práticas junto à empresa Naturovos, situada no distrito rural da Linha São Francisco, sendo a maior produtora de ovos do Rio Grande do Sul e uma das maiores exportadoras do Brasil no segmento, cerca de 20% do que produz é exportado para 10 países, sendo os Emirados Árabes e o Oriente Médio os principais destinos. "É uma oportunidade que pretendo aproveitar o máximo, pois conhecimento nunca é demais e estou animada com o curso", disse a estudante Rafaela Dornelles.

Para o diretor João Carlos viabilizar os cursos é oportunizar espaço para novos funcionários qualificados atuarem na empresa. "Temos muita oportunidade para pessoas que tem vontade de trabalhar e estejam capacitadas, e queremos que vocês possam construir o seu futuro conosco", destacou. O prefeito Marco reforçou a importância de disponibilizar esses cursos e também de levar ao conhecimento de possíveis empregadores os benefícios de se empregar um jovem aprendiz. "Essa chance para os jovens tem um considerável valor social que contribui para o crescimento da cidade, a geração de renda e o combate à criminalidade, quando os nossos jovens estão focados em seu futuro e ficam longe do mundo das drogas", frisou o prefeito. O gerente de operações do Senai destacou ainda a importância do curso para a vida dos jovens. "Não importa se vocês trabalharem na produção, comércio, área pública, esse curso vocês vão levar para a vida, pois é conhecimento que ninguém tira de vocês. Por isso aproveitem", disse Clóvis.

Os 24 jovens aprendizes, além das aulas garantiram a primeira assinatura nas suas carteiras de trabalho e remuneração. As aulas do Senai iniciaram na primeira semana de julho e além do curso, todos estudam à tarde no ensino médio.

Desenvolvido por Stratton Soluções Públicas 2017 - 2018 ® Todos os Direitos Reservados