Empreendedores tem palestra com consultora de turismo - 10/05/2018
Crédito: Crédito imagem: Cathierine Hoffmann/ASCOM Prefeitura de Salvador do Sul

Legenda: Consultora do AtuaSerra conversou com representantes do turismo da microrregião do Caminho das Velhas Colônias

Na noite da última segunda-feira, 07 de maio, empreendedores do turismo, prefeitos, secretários, representantes de entidades e imprensa dos municípios da microrregião das Velhas Colônias (Salvador do Sul, São Pedro da Serra, Barão, Brochier e Maratá) acompanharam a palestra ministrada por Beatriz Paulos, professora, consultora, assessora de turismo e diretora executiva na AtuaSerra, associação que gere o turismo do Vale dos Vinhedos na Serra Gaúcha.

Na oportunidade, a professora apresentou o case de sucesso na região da serra, inclusive como foi a corrida para registrar a marca Serra Gaúcha. "Até início dos anos 2000 não existia nenhum registro turístico com a identidade da serra gaúcha. Hoje, em qualquer lugar do mundo se você buscar na internet pela nossa região vai encontrar os atrativos turísticos dos 21 municípios do AtuaSerra", explicou Beatriz. Ela mencionou ainda a juventude do turismo no Brasil, que só começou a tomar forma no Governo Kubitschek, no ano de 1958, e o pioneirismo da região da serra gaúcha, onde Garibaldi foi o primeiro município a registrar um conselho municipal do turismo. "A caminhada, apesar de curta para o turismo, tem pioneirismo na região da serra. A nossa associação é uma das mais antigas do mundo, só perdemos para a Europa", destacou.

A respeito do turismo na microrregião do Vale do Caí, a professora Beatriz avaliou a importância da criação de uma identidade e o aproveitamento dessas características na criação de roteiros, passeios e pontos turísticos, o que ela chamou de ecossistema do turismo. "Turismo é o resgate da memória, herança cultural para criar a identidade de cada região. Isso é geografia, e ninguém duvida disso. Depois disse se faz juízo de valor, busca o desenvolvimento estratégico e por fim dá sustentabilidade nos territórios. O turismo só funciona caminhando junto, onde cada município faz sua parte, mas somente em um todo que ele vai prosperar", disse.

O coordenador do projeto de retomada do turismo microrregional, Ademir Antonelli, agradeceu a presença da professora e destacou a qualidade da região. "As potencialidades turísticas existem e já estão no caminho certo. Mas queremos buscar mais e trazer oportunidades para novos empreendedores e garantir uma experiência única aos turistas", disse ele. O prefeito de Brochier, Clauro Josir de Carvalho, a prefeita de São Pedro da Serra, Isabel Cornélius, secretários do turismo e demais representantes de entidades e empreendedores da região conversaram com a consultora no final da palestra, que já se colocou à disposição para um novo encontro.

Desenvolvido por Stratton Soluções Públicas 2017 - 2018 ® Todos os Direitos Reservados