Poder público incentiva e fomenta novos negócios - 11/04/2018
Crédito: Crédito imagens: Cathierine Hoffmann/ASCOM Prefeitura de Salvador do Sul

Legenda: Prefeito Marco e vice Leo visitaram o pavilhão industrial onde é produzida a máquina criada pelo empresário salvadorense Tarso Klein

O prefeito Marco Aurélio Eckert e o vice-prefeito e secretário da Indústria, Comércio e Habitação, Leo Haas, visitaram na tarde da terça-feira, 10 de abril, o empreendimento de Tarso Klein no pavilhão industrial no Distrito Industrial. Através de programa de incentivo à indústria local pelo poder público,  foi cedido o pavilhão para instalação da metalúrgica da Orth e Klein, que além do ramo de maquinário para o setor avícola, instalado no prédio do Distrito Industrial, trabalha com oficina de motos e na comercialização de implementos agrícolas e demais consertos de motores.

No entanto, o negócio que chama a atenção é a criação de Tarso para apoiar o trabalho dos avicultores da região e de todo o Estado. Desde o início dos anos 2000, com a percepção da demanda nesse setor, o empresário criou uma máquina que hoje está presente em muitos aviários de todo o Rio Grande do Sul e também parte de Santa Catarina. A Viradeira de Maravalha K 500, que possui seis modelos, mudando a potência e tamanho, ajuda o agricultor a fazer o serviço de mexer a cama do aviário. Com modelos mais simples até o dirigível, a criação da empresa Orth e Klein ajudou muitos agricultores a melhorar o sistema de trabalho no dia-a-dia. "É uma máquina robusta, ágil e principalmente bastante prática para auxiliar o trabalho nos aviários", destacou Tarso.  Os preços das viradeiras variam de R$ 4,5 mil até quase R$ 12 mil.

Atualmente, a atuação conta com a criação das peças no pavilhão industrial com auxilio de três funcionários que operam máquinas de tecnologia local, adquiridas de Passo Fundo. Já na sede da Orth e Klein, ao lado da Sul Motos, em Salvador do Sul, mais dois funcionários trabalham na montagem das viradeiras de maravalha. Conforme Tarso, com as peças prontas a montagem é bastante rápida. No entanto, mesmo com a venda sob encomenda ou através da venda através de mais de cinco representantes no Estado do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, a demanda maior costuma ser no período do inverno. "Nessa hora temos que ter muitas máquinas prontas ao mesmo tempo", explica.

Instalada desde outubro de 2017 no pavilhão industrial cedido através de parceria com a prefeitura de Salvador do Sul, a busca por mais mercado para comercialização em mais Estados e também ampliação na região é constante. "Participamos de feiras, acompanhamos as mudanças e estamos sempre em contato com pessoas da área para melhorar a nossa tecnologia e também a nossa venda", explica Tarso.

A Administração Municipal possui uma política de incentivo ao desenvolvimento econômico e social do município, através da Lei Municipal 2908/11, que vão desde pagamento de aluguel de prédio à concessão de imóveis por prazo pré-determinado. "Estamos trabalhando para viabilizar aos empresários que buscam investir em nosso município o incentivo necessário, seja para novas empresas seja para ampliação, como o caso da Orth e Klein", explicou o secretário da Indústria e Comércio, Leo Haas.

Desenvolvido por Stratton Soluções Públicas 2017 - 2018 ® Todos os Direitos Reservados