Campanha contra o mosquito da dengue começa - 06/12/2017

Campanha contra o mosquito da dengue começa

A Secretaria Municipal de Saúde inicia campanha de combate ao Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue, Chikungunya e Zika. A mobilização começa a ser realizada no mês de dezembro e vai envolver estabelecimentos do comércio e da indústria,  unidades de saúde, associações e escolas.

As ações de combate ao mosquito são realizadas em todo o País para se antecipar ao período chuvoso, quando as condições para a reprodução do mosquito são mais favoráveis.  Segundo o chefe do departamento de vigilância ambiental Breno Cunha, as ações de combate ao mosquito são definidas pelo Ministério da Saúde.  "Verão é tempo de festas, férias, calor intenso e... Dengue! Não, se você fizer sua parte. Aliás, essa tem sido uma das apostas da Secretaria Municipal da Saúde e Ação Social de Salvador do Sul, para evitar a ocorrência de casos da dengue, da febre Chikungunya e zika virus: informação", destaca Breno.

A secretaria da Saúde de Salvador do Sul alerta que mesmo sendo informado há anos para não deixar água parada dando abrigo para o mosquito Aedes Aegypti, ainda existe quem esquece de colaborar com a própria saúde e deixa a porta aberta para a doença. "Por isso, não espere que aconteça algum caso de dengue ou febre na sua família. Colabore e incentive os vizinhos a evitar os criatórios do mosquito da dengue", alerta a secretária da saúde, Márcia Ebbing Eckert.

Confira as dicas que a Vigilância ambiental da saúde preparou pra você:

1. Evite deixar água parada.

2. Escorra a água dos vasos de plantas

3. Sempre que possível, esvazie e escove as paredes internas de recipientes que acumulam água.

4. Mantenha totalmente fechadas cisternas.

5. Fure pneus e guarde-os em locais protegidos das chuvas.

6. Guarde latas e garrafas emborcadas para não reter água.

7. Limpe periodicamente, calhas de telhados, marquises e rebaixos de banheiros e cozinhas, não permitindo o acúmulo de água.

8. Jogue quinzenalmente desinfetante nos ralos externos das edificações e nos internos pouco utilizados.

9. Drene terrenos onde ocorra formação de poças.

10. Não acumule latas, pneus e garrafas.

11. Encha com areia, terra ou brita poços desativados ou depressões de terreno.

12. Mantenha fossas sépticas em perfeito estado de conservação e funcionamento.

13. Não despeje lixo em valas, valetas, margens de córregos e riachos, mantendo-os desobstruídos.

Desenvolvido por Stratton Soluções Públicas 2017 ® Todos os Direitos Reservados