Outubro Rosa ? Mês dedicado à prevenção do câncer de mama - 04/10/2017

Unidades básicas de saúde de Salvador do Sul oferecem o exame preventivo, com dia D em 14 de outubro

O Outubro Rosa inicia em Salvador do Sul com oferecimento de coleta de CP (o exame preventivo) na unidade de saúde do centro todos os dias, através da Campanha de Conscientização de Combate ao Câncer de Mama promovida pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde. O prefeito Marco Aurélio Eckert destacou que o Outubro Rosa é um ato de atenção e carinho a mais com as mulheres do município. "É uma oportunidade que todas as mulheres têm, independente do poder aquisitivo, de, através de ações da sociedade, cuidar melhor de sua saúde."

A secretária de Saúde Márcia Eckert destacou a importância da campanha de conscientização dirigida à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. "É o momento dedicado em especial à saúde da mulher", disse. O coordenador dos postos de saúde, Diego da Silva avisa ainda que no dia 14 de outubro haverá atendimento para as mulheres que não tem disponibilidade de horário durante a semana. "Porém, salientamos  que neste dia o atendimento será mediante agendamento. Na unidade básica de saúde de Campestre também haverá atendimento com agendamento prévio", ressaltou Silva.

A campanha tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, que é o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são esperados 57.960 casos novos de câncer de mama este ano no Brasil. A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença (cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos). Outros fatores que aumentam o risco da doença são fatores ambientais e comportamentais, fatores da história reprodutiva e hormonal e fatores genéticos e hereditários.

Desenvolvido por Stratton Soluções Públicas 2017 ® Todos os Direitos Reservados